As Sufragistas


Olá pessoas,

Ontem no dia 06/02/2018 completou exatamente 100 anos do movimento das Sufragistas, o que torna propício falar pra vocês um pouco sobre o filme que assisti no fim de semana "As Sufragistas", mas antes de falar sobre o filme, vamos entender o contexto.

O que foram as Sufragistas?


As sufragistas foram o que dá pra considerar o primeiro movimentos feminista, onde mulheres britânicas se juntaram para lutar por seu direito de igualde e exigir o voto. o termo Sufragista significa partidária do princípio de Sufrágio, ou eleição por meio de votos, para saber um pouquinho mais sobre o movimento, leia esta matéria do blog M de Mulher, que conta detalhes sobre a causa  e a reprodução disso no filme que vamos falar.

Título Original: Suffragette
Ano de Produção: 2015
Dirigido por: Sarah Gravon
Estreia: 24 de Dezembro de 2015 (Brasil) | 12 de Outubro de 2015 (Mundial)
Duração: 106 minutos
Gênero: Biografia - Drama - História
País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Roteiro: Abi Morgan
Produtores: Alison Owen, Andy Stebbing, Cameron McCracken, Faye Ward, Katherine Butler
Classificação:
Sinopse: O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. Mulheres que enfrentaram seus limites pela causa e desafiaram o Estado extremamente opressor. A história é baseada em fatos reais.

 Confesso que logo que esse filme ficou popular no Filmow eu tive vontade de assistir, e basicamente era por conta de no elenco ter a Helena Bonham Carter e a reconhecida e aclama Meryl Streep, mas eu nem fazia ideia do que se tratava, na minha cabeça pelo cartaz do filme era apenas um filme de época, acabou que por fim fui protelando e ano passado em meio a uma aula de Educação, Diversidade e Desigualdade (matéria da grade curricular de Pedagogia), entramos no assunto de igualdade de gêneros e uma das colegas indicou ele, aí quando entrou no catálogo da Netflix, salvei na minha lista e fim de semana assisti.


Eu simplesmente amei o filme, e me emocionei com várias cenas, eu como mulher me coloquei no lugar daquelas revolucionárias e senti com elas a dor e o sofrimento da injustiça, principalmente pelo simples fato de terem nascido mulher.

O elenco dá um show de atuação, mostrando bem como era a realidade da época, e vale a pena assistirmos pra termos uma ideia de como foi a luta por um dos fatores que deu início ao que hoje chamamos de movimento feminista e ter uma visão menos estereotipada do que é o real feminismo, mas essa questão de definição propriamente dita, vamos deixar para um blog de outra temática, certo?


O que mais gostei do filme foi a lição que ele nos traz de persistência, as sufragistas sofreram horrores mas não desistiram e fizeram coisas inimagináveis em busca do seus direitos.

O progresso da nossa protagonista é incrível, desde quando ela é apresentada, até o momento onde ela decide não aceitar mais a realidade que foi imposta a ela e se junta a causa, mesmo tendo que enfrentar diversas batalhas e perdas.

O filme por se tratar de uma reprodução de uma história real se torna ainda mais impactante, eu separei algumas fotos reais do movimento sufragista, confira abaixo:





E aí, mais alguém assistiu ao filme? Gostou? Pra quem ainda não viu eu super indico. E aí, vocês tem mais alguma dica sobre filmes de empoderamento da mulher? Adorei o tema e quero assistir mais filmes do tema e filmes históricos também.

Até a próxima!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi
    Esse filme está na minha lista. Como eu sei que ele trata de um tema mais complicado, quero estar preparada pra ver ele. Não é um filme, mas tenho duas séries pra te indicar que falam sobre empoderamento feminino: Glow e She's gotta have it. As duas estão na Netflix e são séries bem curtas e muito boas.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary,

      Realmente é um filme denso de se assistir e se você for uma pessoa que assim como eu é sensível a algumas situações, tem que estar bem preparada mesmo.

      Obrigada pelas indicações, eu como louca das séries vou colocar as dicas na minha listinha de séries.

      Beijinhos, amei seu blog e entrou na minha lista de leitura.

      Excluir